São esses os 12 hábitos para atingir o sucesso, comprovados por Warren Buffett

Hoje nós iremos falar um pouquinho sobre conselhos dados pelo nosso bom-velhinho. E se você pensou que estamos falando do Papai Noel está muito enganado, pois o papo hoje é sobre o famoso bilionário Warren Buffett.

Buffett é um dos homens de sucesso mais admirados ao redor do mundo, possuindo uma fortuna de US$83,4 bilhões de dólares e mostrando ao mundo o quanto a paciência e a inteligência podem trazer ótimos resultados quando são utilizadas em conjunto.

Neste conteúdo iremos apontar 12 hábitos para se atingir o sucesso, que são pautados na vida de Warren e em tudo o que ele fez até hoje.

1- Desenvolva o seu auto-controle

Um dos principais hábitos que precisam ser desenvolvidos para que o sucesso possa vir a ser alcançado é o auto-controle.

De fato, você deve chegar a um ponto onde nem ao menos precisa pensar em se controlar para poder fazer isso. Seu equilíbrio emocional precisa ser muito alto para que seja possível tomar as melhores decisões sempre.

2- Seja diligente com suas finanças

A capacidade de se organizar financeiramente precisa ser um hábito em sua vida. Afinal, não existem pessoas de sucesso que não sabem gerir as finanças de forma adequada.

Isso é algo que precisa ser trabalho todos os dias para que em determinado ponto se transforme em um hábito.

Quanto mais diligente você for, maiores são as chances de que consiga fazer melhores investimentos e conquistar mais capital.

3- Pense a longo prazo

Warren Buffett é um grande exemplo de como pensar a longo prazo pode fazer a diferença. Para se ter ideia, aos 56 anos ele tinha “apenas” 1 bilhão, enquanto aos 90 anos já conta com mais de 80 bilhões.

Boa parte da fortuna dele foi construída por conta dos juros compostos provenientes dos seus investimentos de longo prazo.

Você não precisa ser o melhor hoje. É preciso apenas ser regular por muito, mas muito tempo.

4- Aposte sempre na simplicidade

Um dos maiores hábitos das pessoas de sucesso é apostar sempre na simplicidade. Mas aqui não estamos falando de uma simplicidade ligada a roupas e coisas do tipo. Nada disso.

A simplicidade que estamos falando aqui está ligada a maneira de pensar. A maioria dos problemas e situações que aparecem em nossa vida podem ser resolvidos de forma simples, desde que nós tenhamos a disposição para fazer isso.

Não tente complicar muito as coisas. Aja de forma simples e garanta bons resultados.

5- Desenvolva suas habilidades de oratória

Warren Buffett fala que durante muito tempo teve dificuldades para se comunicar adequadamente com as pessoas, sendo que isso só veio a mudar depois que ele fez um curso de Dale Carnegie e então desenvolveu a habilidade de falar para pessoas.

Ele cita esse evento como uma das coisas mais importantes da sua vida, sendo crucial para que ele pudesse ter crescido tanto profissionalmente.

Você precisa fazer disso um hábito. De fato, todos os dias busque estudar um pouquinho sobre o assunto e praticar o máximo que conseguir!

6- Cultive boas amizades

Cultivar boas amizades é uma das coisas mais importantes para se alcançar grandes coisas na vida, embora muitas vezes nós não damos a devida atenção a isso.

A partir de hoje, comece a se focar em cultivar boas amizades sempre. 

  • Ligue para amigos;
  • Esteja aberto a conhecer novas pessoas;
  • Se esforce para ser uma pessoa melhor.

Essas atitudes básicas vão fazer a vida das pessoas a sua volta melhor, além de poder gerar bons frutos para a sua vida também.

7- Seja uma pessoa precavida

Jamais teste a profundidade de um rio com os dois pés. Esse é um dos principais conselhos de Buffett para a vida das pessoas.

Ao agir de forma precipitada nós acabamos podendo cometer erros que custarão muito caro no futuro e que dificilmente podem ser remediados.

Cultivar o hábito da precaução ajuda a não cometer esses erros, dando um passo de cada vez e garantindo assim um futuro promissor e próspero.

8- Seja diferente da maioria

Uma das frases mais marcantes de Warren Buffett diz:

“Seja medroso quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando todos os outros forem medrosos”.

Ao agir de forma semelhante a maioria você no máximo irá alcançar os resultados que a maioria das pessoas possui. 

O pior de tudo é que as pessoas agem por conta de um efeito de manada, onde nem ao menos pensam a respeito daquilo que estão fazendo.

Ao agir na contramão da maioria das pessoas você estará tomando uma decisão inteligente, principalmente se souber porque está fazendo isso.

9- Seja persistente

Ser persistente é um hábito fundamental para o sucesso, afinal, nada acontece da noite para o dia.

A persistência pode ser treinada todos os dias, seja em tarefas domésticas, no trabalho, na academia e assim por diante.

Se hoje você não possui esse hábito, comece a agir de maneira constante para mudar essa realidade, até porque a persistência poderá te dar no longo rpazo tudo aquilo que você deseja.

10- Aprenda a não cometer o mesmo erro

Todo mundo pode errar uma vez, mas você precisa ter o hábito de aprender com seus erros e com os erros dos outros, para assim não cometer o mesmo erro duas vezes.

Infelizmente, a maioria das pessoas não faz isso e acaba passando toda a vida errando sempre nos mesmos pontos. Não faça isso. Você definitivamente merece muito mais.

11- Pense no próximo

Pensar no próximo é algo que precisa se tornar um hábito na sua vida se você realmente quer ter sucesso.

Warren Buffett já se comprometeu a doar a maior parte da sua fortuna após a sua morte. Bem, se isso não é pensar no próximo, realmente não sei o que poderia ser.

Claro, você não precisa fazer isso, mas certamente pode começar a tomar atitudes pequenas para conseguir mudar a vida das pessoas e fazer bem a elas.

12- Leia, leia, leia.

A leitura é um hábito que pode te levar ao sucesso. Para você ter ideia, Buffett passa cerca de 6 horas do seu dia lendo. Todos os dias, sem exceção.

Retire pelo menos uma hora do seu dia todos os dias para fazer isso. Os conhecimentos obtidos realmente valem muito a pena e podem mudar sua vida para sempre!

Veja também