Veja a evolução da moda fitness nos últimos anos

Com informações Mundo Conectado 6 de abril de 2017

As roupas fitness passaram por diversas transformações nas últimas décadas. Projetadas para garantir conforto e liberdade para os movimentos durante atividades físicas, as roupas para treinar evoluíram e são sinônimo de estilo e conforto. No entanto, nem sempre elas foram levinhas e funcionais como são atualmente.

A maior vantagem da moda fitness é a variedade de produtos, cada um voltado para um tipo de atividade específica. Confeccionada com tecidos de última geração, estão cada vez mais estilosas e resistentes. Peças com estampas coloridas e texturas que favorecem a silhueta invadiram as academias e as ruas.

Um século de história das roupas fitness

Você sabia que a moda fitness tem um século ?, afinal o mundo muda e a moda também. A preocupação em se vestir apropriadamente na hora do exercício se deu a partir da primeira década do século XX. Alguns anos antes, exercitar-se era uma atividade exclusiva das classe privilegiadas ou para fins militares.

Porém, a partir de 1910 os esportes se popularizaram bastante e passaram a ter sinônimo de lazer. Nessa época, as mulheres usavam camisas folgadas e calça cortada, além de saias longas, camisa de botões e botas de cano curto! Hoje em dia, seria impensável imaginar um look tão pesado na hora de malhar.

Para cada década, um estilo diferente

Veja o video :

Década de 20

Os anos vinte foram marcados pela introdução de uma peça que até então não fazia parte da indumentária feminina: a calça. Para manter a boa forma, o traje utilizado consistia em calças curtas e bufantes e uma blusa de botão estilo navy.

Década de 30

Após a crise de 1929, as roupas passaram a ser fabricadas com tecidos mais em conta. A moda na época era um macaquinho rente ao corpo, mostrando mais pele e representando um grande avanço para o público feminino.

Década de 40

Marcada por modelos mais ousados, a década de 40 ficou conhecida pela dupla shortinho cintura alta + camisa de manga curta na hora de malhar.

Década de 50

Para ficar à vontade durante atividades físicas, elas usavam uma calça tipo cigarrete com uma blusinha bem leve e de mangas curtas. Até então o calçado usado não era projetado especificamente para amortecer impacto, ser antiderrapante e etc.

Década de 60

Nos anos 60 a moda fitness deu um grande passo. A questão do conforto e da funcionalidade das peças passaram a ser prioridade na confecção de roupas. Shorts confortáveis, camisetas e tênis entraram em cena.

Década de 70-80

Collants, meia-calça e muito brilho: as décadas de 70 e 80 foram marcadas pelo exagero e pela sensualidade. Polainas, acessórios para marcar a silhueta, faixas atoalhadas de cabelo e tênis cada vez mais sofisticados também marcam essa época.

Década de 90

O collant, herança da década anterior, foi a verdadeira vedete nas academias nos anos 90. Usado por cima de shorts de lycra, a moda fitness da época era baseada em sobreposições. Cores fluorescentes estavam em toda a parte, assim como estampas florais.

De 2000 até os dias atuais

Nos últimos anos, a roupa fitness mudou completamente. A legging é a peça que mais faz sucesso entre o público feminino. Versátil, modela o corpo e cai bem com praticamente todo tipo de complemento, desde uma camiseta folgada até um top estiloso.
A tecnologia e o surgimento de novas fibras e filamentos favorecem a confecção de peças cada vez mais sofisticadas e leves.

Comentários

O Portal VejaDeTudo.Com.Br informa aos seus leitores que não se responsabiliza pelas consequências jurídicas sobre as opiniões divulgadas nos campos de comentários, e que as postagens de conteúdo ofensivos serão excluídos da página.