B13 e CV anunciam suposto acordo de paz e miram o Estado: “Nossa guerra agora é contra o governo”

Supostas cartas que têm circulado em grupos de WhatsApp do Acre desde a noite de terça-feira (13) anunciam um suposto acordo de paz entre as facções criminosas Comando Vermelho e Bonde dos 13, uma suposta aliança para enfrentarem junto o governo.

No texto cuja autoria é atribuída aos conselhos de líderes das duas facções, os supostos crimimosos afirmam que entenderam que o confronto entre eles e as inúmeras mortes dos dois lados enfraquece o crime e fortalece governo, e, portanto, de agora em diante, segundo a nota, o único inimigo é o governo.

“Pois todos nós criminosos que têm a mente aberta (sic) pegamos a visão que o crime só diminui, enquanto os governantes se beneficiam com nossas desgraças entre ambas organizações. Precisamos de força e união dentro do crime organizado e não de mortes….Nossa guerra de hoje em diante é com o governo”, diz trechos da carta.

Na manhã de quarta-feira (14), a reportagem da Folha do Acre ouviu o secretário de Segurança Pública, Paulo Cesar, sobre o assunto, que vê com desconfiança o suposto acordo e determinou que o setor de inteligência investigue a veracidade do que está sendo divulgado.

“Até o final da tarde queremos ter uma resposta, porque nosso setor de inteligência está checando a autenticidade disso e de onde saiu primeiro”, frisou.

Recentemente o secretário de Segurança afirmou à reportagem da Folha do Acre que o Comando Vermelho estaria em fase de ocupação de terriórios ocupados pelo Bonde dos 13, como a Baixada da Sobral, e que por conta disso havia aumentado a violência naquela região.

Confira as notas atribuídas aos conselhos do B13 e CV no Acre:

INFORMATIVO CV.RL.AC

DATA: 13.08.19

“PRIMEIRAMENTE UM FORTE E LEAL ABRAÇO EM TODOS. NÓS CV.RL.AC VIEMOS ATRAVÉS DESSE PASSAR A TODOS OS IRMÃOS E AQUELES QUE FECHAM VERDADEIRAMENTE COM NOSSA FAMÍLIA QUE APARTIR DESSA DATA NÃO IREMOS MAIS IR CONTRA O (BONDE DOS 13). POIS ESTAMOS EM BUSCA DE SELAR UM ELO DE PAZ ENTRE AMBAS ORGANIZAÇÕES​. POIS TODOS NOS CRIMINOSOS QUE TEM A MENTE ABERTA PEGAMOS A VISÃO QUE O CRIME SÓ DIMINUÍ, ENQUANTO OS GOVERNANTES SE BENEFICIAM COM NOSSAS DESGRAÇAS ENTRE AMBAS ORGANIZAÇÕES. PRECISAMOS DE FORÇA E UNIÃO DENTRO DO CRIME ORGANIZADO, E NÃO MORTES. SENTIMOS MUITO PELAS VIDAS CEIFADAS , MAIS COMO SOMOS SABEDORES ESTAVAMOS EM GUERRA, PORÉM SOMOS DE PAZ, E SERÁ ESSE LEMA QUE LEVAREMOS ATÉ O FINAL. PORÉM JAMAIS VAMOS FUGIR DA GUERRA ( PORÉM NOSSA GUERRA DE HOJE EM DIANTE É COM O GOVERNO). CONTRA TODOS AQUELES QUE QUEREM NOS PREJUDICAR. ENFIM, ESSE É O NOSSO SALVE, DE HOJE EM DIANTE ESTÁ PROIBIDO DERRAMAR SANGUE DO BONDE DOS 13. ENQUANTO HAVER RESPEITO COM NOS, HAVERÁ O RESPEITO ENTRE AMBOS”.

Quem por caso tomar uma atitude isolada e venher descumprir o salve será cobrado a altura no caso de tirar alguma vida pagará com a propria vida.

CONSELHO FINAL – CV.RL/ACRE

SALVE GERAL DA FAMÍLIA B13

Nós da família b13 vem através desse salve deixar todos os irmãos cientes q o cv procurou nós em um pedido de paz pois essa guerra tirou nosso sossego e tivemos várias percas de ambos os lados no nosso estado.

Por meio disso estamos em um diálogo de paz no estado, de sessar os ataques mais não estamos fazendo aliança com eles, aí mediante um retorno de nossas lideranças maiores iremos tá passando a ciência a todos mais enquanto não vem não faremos nenhum ataque, nem eles irão fazer, pedimos a compreensão de todos.

Do mais é isso meus irmãos pois todos já perdemos muito com essa guerra.

CONSELHO GERAL B13

Fonte: Folha do Acre

Veja também