Liberte-se do pijama. Veja seis benefícios de dormir sem roupa

Se ainda não dorme nu, seja por tabu ou por não dispensar o conforto de um pijama quentinho, pense duas vezes. Há uma série de benefícios associados a esta prática que podem estar deixando de aproveitar.

Pensando na sua saúde e bem-estar, a Medical News Today – publicação científica dedicada à saúde – enumerou seis benefícios em abandonar o pijama e a camisola para dormir.

1- Promove uma melhor qualidade do sono:

Dormir num ambiente mais fresco ajuda a melhorar a qualidade do sono. Desta forma, a temperatura ideal do quarto deve variar entre 15,6 a 19,4°C. Dormir nu é uma maneira de manter a temperatura interna do corpo baixa.

A falta de sono de boa qualidade pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, depressão, doenças cardíacas e pressão alta.

2-Ajuda a adormecer mais rápido:

A temperatura corporal é uma parte essencial do ritmo circadiano – um relógio biológico que regula quando as pessoas dormem e acordam. A temperatura corporal altera-se ao longo do dia, diminuindo gradualmente ao longo da tarde e da noite. Esse declínio de temperatura explica, em parte, por que as pessoas começam a sentir sono à noite.

Dormir nu ajuda a pele a arrefecer mais rapidamente, o que contribui para a diminuição da temperatura corporal, fazendo com que a pessoa durma mais cedo.

3. Melhora a autoestima:

Dormir nu pode ajudar a se sentir mais confortável com o seu corpo. Esta é uma maneira de começar a desvalorizar as imperfeições que, habitualmente, tenta esconder com o pijama e com a roupa do dia-a-dia.

4. Previne infeções vaginais fúngicas (candidíase):

Uma vez que a vagina é um ambiente quente e úmido, é também o local ideal para o crescimento de fungos. As infecções vaginais fúngicas são muito comuns e dormir sem roupa pode ajudar a reduzir o risco destas infecções, uma vez que não constitui barreiras à libertação do calor e da umidade durante a noite.

5. Pode melhorar a fertilidade masculina:

Temperaturas elevadas podem afetar negativamente o funcionamento dos testículos. Assim, dormir nu também pode ajudar a manter os testículos frios à noite, o que pode ajudar a melhorar a contagem de espermatozóides.

6. Contribui de forma positiva para as relações amorosas:

Quando dois corpos se tocam, os sentidos estão mais despertos e a intimidade intensifica-se. Isto porque o corpo liberta oxitocina – um hormônio que reduz a pressão arterial, o stress e é parcialmente responsável pelo orgasmo.

.

Veja também