Cuidados com energia elétrica no carnaval

O carnaval está chegando e para curtir a folia com segurança, a Energisa reforça os cuidados que a população deve ter com a rede elétrica. Nesse período é comum os riscos com energia aumentarem. Por esse motivo, os cuidados merecem grande atenção para que imprevistos sejam evitados e a festa tenha mais segurança.

A principal orientação é que os trios elétricos sejam conduzidos o mais longe possível da fiação elétrica. A distância mínima deve ser de no mínimo dois metros dos fios, para evitar que as pessoas situadas em cima do veículo sofram acidentes, que muitas vezes podem ser fatais.

“Os cuidados com energia devem ser redobrados neste período. Caso veja alguma situação anormal com energia elétrica é importante se afastar e comunicar a empresa para que os técnicos especializados façam os reparos necessários, evitando acidentes”, comenta Ricardo Xavier, diretor técnico e comercial.

Além disto, os foliões devem ficar atentos em caso de colisão entre carros e postes de energia, jamais toque ou se aproxime dos fios caídos ou pendurados e das partes metálicas do veículo. Se a brincadeira for na rua não suba nos postes, não se aproxime da parte elétrica de palcos montados e trios elétricos.

Fogos de artifício, serpentinas de papel ou metálicas, jatos de espumas ou de água em direção às redes de energia, aumenta o risco de choque elétrico. Não use extensões e não sobrecarregue um ponto de energia ligando vários equipamentos ao mesmo tempo. Isso pode causar curto-circuito e incêndios.

Para registrar qualquer tipo de ocorrência ou acidente envolvendo a rede elétrica de energia, entre em contato com a Energisa Acre pelo contato 0800 647 7196.

Fonte: ContilNet

Veja também